“Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se”. Jonas 4:1.
Aborrecido e extremamente indignado e irado, “נגעל וממורמר וכועס ביותר”, é o sentido que o hebraico define a posição de Jonas diante de Deus, depois deste, ter poupado o povo de Nínive.
O descontentamento do Profeta Jonas perante a ordem de Deus de ir há grande cidade de Nínive , proclamar o arrependimento total de todo o povo para que não fosse destruído pela ira do Altíssimo não bastou, quando este, “foge” da presença de Deus e embarca num navio para Társis no porto marítimo da cidade de Jope. Jonas 1:1-3.
Uma tempestade se levanta a meio do percurso marítimo para Társis, acabando com Jonas lançado ao mar e engolido por um “grande peixe”. Jonas 1:12-17.
“Lá dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus”. Jonas 2:1.
Deus ouve a oração de Jonas e este é salvo depois de ter sido vomitado pelo peixe em terra firme.
“A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem…”. Jonas 3:1
“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?”. Números 23:19.
Na medida em que eu creio que todos os meus amigos leitores conhecem substancialmente a odisseia de Jonas do grande peixe e do perdão de Deus para com o povo de Nínive, vamos tirar algumas conclusões.
Diante o PECADO da desobediência a Deus, Jonas se alegra em Deus por ter sido salvo e poupado, mas não pensa o mesmo em relação ao povo de Nínive.
Se Deus ao longo da nossa caminhada com Ele, têm-nos perdoado sempre os nossos erros (porque ninguém é perfeito), porque razão não nos alegramos quando o mesmo acontece com os irmãos e irmãs que conhecemos a quem Deus também perdoou.
Se Deus mesmo assim amava o povo de Nínive ao ponto de lhes enviar a Jonas com uma mensagem de arrependimento, porque razão não fazemos o mesmo e ficamos à “espera que o nosso irmão bata com a cabeça na parede para ganhar juízo”…!
Jonas ficou feliz por ter sido perdoado por Deus, mas, não sentiu o mesmo em relação ao povo de Nínive.
“Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se”. Jonas 4:1.
“Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”. Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza.
Então fez uma proclamação em Nínive: "Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas provar coisa alguma; não comam nem bebam! Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência. Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos".
Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado”. Jonas 3:4-10.
Meu querido irmão e irmã em Cristo, amemos de todo o coração o mesmo que Deus ama.
Deus ama pessoas.
Amemo-nos uns ao outros e sempre que “atitudes como as de Jonas nos tentam perturbar, em nome de Jesus serás um vencedor e te alegrarás com os “nínivitas” que com o teu testemunho e as tuas palavras do Evangelho sejam perdoados da ira de Deus, fruto do pecado.
Orai por nós. Oremos uns pelos outros.
Davide Pereira.
Monte Caleb, Finlândia.
dave.alfa777@gmail.com
Orai por nós. Somos o Team 300 Gideões, Finlândia.
ResponderEliminarEstamos em oração.
ResponderEliminarEm concordância.
Eliminar