Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

IDOLATRIA! Lobo com pele de ovelha.




 

IDOLATRIA! Lobo com pele de ovelha. 


“E fez (Ezequias) o que era reto aos olhos do Senhor...quebrou as estátuas...e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã”. 2 Reis 18:3-4. 


Para melhor compreendermos o perigo da idolatria no seio de uma comunidade religiosa, necessitamos começar por vos dizer que uma das maiores metamorfoses para vivermos na plenitude de uma vida abundante com Cristo é a de passarmos da posição do “ver para crer” e entrar na dimensão do “andar pela fé”. 


O “ver para crer” é o que eu chamo de síndrome de Tomé (João 20:25) e o “andar pela fé” (Romanos 1:17) é o que eu designo de caminhar numa dimensão que agrada a Deus. 


“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé”. 


A idolatria é fruto da natureza humana. Dificilmente a nossa natureza humana não consegue crer em algo sem ver ou tocar primeiro. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". 1 Coríntios 2:14. 


O homem natural é dado à idolatria, mas agora em Cristo somos chamados à fé. 


Israel, na sua jornada pelo deserto a caminho de “uma terra que mana leite e mel”, Êxodo 3:8, ao dar lugar ao grave pecado da murmuração e da falta de gratidão a Deus e a Moisés é atacado por uma praga de serpentes ardentes (víboras venenosas) e começa a morrer muito povo. 


Recorrem a Moisés e este além de ter orado pelo povo, levanta uma serpente de metal numa haste. Quem fosse mordido, olhava-se para a serpente de metal sob a haste, vivia e não morria. Creio que cada um dos meus leitores conhece a história de Números 21:4-9. 


Os anos passaram, o povo tomou posse da terra da promessa de “leite e mel” e com eles a serpente de metal criada por Moisés a mando de Deus. 


Tal como já dissemos no início deste artigo, o homem natural por natureza sofre da síndrome de Tomé: Ver para crer. 


Ezequias teve que destruir a serpente de metal, chamada de deusa Neustã e com ela o mimetismo. Deus abomina a idolatria e tudo o que a ela esteja relacionado. 


A questão da serpente é que foi inicialmente criada para salvação, “ o olhar de fé" e depois acabou a ser adorada por mimetismo com os cultos cananeus pagãos que adoravam a serpente Neustã. 


O próprio Moisés acabou por ser idolatrado pela maioria do povo, pois acreditavam que a vara que ele tinha em seu poder era milagrosa. 


Certa ocasião Deus pede a Moisés para falar a rocha, para que esta desse àgua ao povo, mas Moisés fere a rocha em vez de falar à rocha. Deus pretendia mostrar ao povo que a virtude estava N'Ele e não na vara de Moisés. 


“Assim Moisés, servo do Senhor Deus, morreu na terra de Moabe, conforme o Senhor tinha dito. Deus o sepultou ali, num vale que fica em frente da cidade de Bete-Peor. Até hoje ninguém sabe onde ele foi sepultado... Moisés havia escolhido Josué, filho de Num, para ficar no seu lugar. 


Ele pôs as mãos sobre a cabeça de Josué, que assim ficou cheio de sabedoria. Nunca mais apareceu em Israel um profeta como Moisés, com quem o Senhor falava face a face... Nunca houve outro profeta que fizesse os milagres e as coisas espantosas que Moisés fez com grande poder na presença do povo de Israel”. Deuteronômio 34:5-12. 


Onde está Moisés?! Aonde está a deusa Neustã ?! Deus abomina a idolatria e por amor de nós, seus filhos nascidos pela fé em Jesus Cristo, ELE sempre usa um dos seus servos para avisar o povo para fugir da idolatria. 


Numa das minhas cartas aos irmãos no nosso boletim semanal, "O Embaixador", do Team 300 Gideões, eu escrevi contra "as indulgências do século 21" nas nossas igrejas evangélicas. 


Cuidado com os líderes das igrejas que vendem promessas de Deus. As bênçãos de Deus não estão à venda, por isso não pense em comprá-las. As bênçãos de Deus são entregues a quem tem uma vida consagrada e usa de fé nas promessas de Deus escritas nas Sagradas Escrituras. 


Hoje o alerta do Espírito Santo por meio deste “vaso de barro” que dá pelo nome de Davide Pereira é de vos alertar: Cuidado com os líderes das igrejas que estão de uma forma camuflada a permitirem que os irmãos e as irmãs os idolatrem. 


Cuidado com a vaidade e o narcisismo, raíz da idolatria nas nossas igrejas. É satânico pensar que se não for eu, Deus a mais ninguém vai usar. 


Cuidado com a “politica religiosa” de eu sou de Apolo, outro de Cefas, etc... Isso é idolatria. Sadrach, Mesach e Abed-nego não se curvaram à idolatria (Daniel 3).

Façamos o mesmo, porque há muita idolatria ao “estilo de lobo com pele de ovelha”.

Deus vos abençoe, hoje e sempre. 

Davide Pereira. 

Monte Caleb, 

Finlândia. 

dave.alfa777@gmail.com

 





1 comentário:

  1. Como filhos e filhas de Deus não podemos idolatrar os nossos líderes. Respeitar e honrar sim, idolatrar não.

    ResponderEliminar

Está na Bíblia? É que nós somos como os de “Beréia”!

  Está na Bíblia? É que nós somos como os de “Beréia”! “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom gra...