Autor: Dr. Davide Pereira. Selecionar idioma / Translate by Google. Aproximadamente 5 minutos de leitura.
Inspiração teológica: “Entretanto, o fruto do Espírito é amor, paz, PACIÊNCIA, amabilidade,bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. Gálatas 5:22-23. (NVI)
Sermão: Vivendo a Paciência.
Texto base: Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência”. Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade.
Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido”. Romanos 4:18-21. (NIV)
“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”. Romanos 15:4. (ACF)
Introdução: Paciência, não é nada mais, nada menos do que a virtude que faz suportar os males com resignação. Tornando-se uma qualidade daqueles que a sabem superar.
I - A paciência de Abraão.
Não há idade para ser desafiado. Abraão (Abrão) começou a ouvir a voz de Deus com 75 anos.
“Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã”. Gênesis 12:4. (ACF)
A - A demora de Deus em cumprir a promessa.
Depois de 11 anos, a esposa de Abrão, Sarai perdeu a paciência e “encomendou”.
Abrão porém continuava à espera. Há quanto tempo os irmão tem orado por um problema?
Quando Abraão tinha 100 anos de idade, veio o filho da promessa. O que dizer a alguém que soube esperar 25 anos?
Do nascimento de Isaque até ao monte Moriá foram mais 14 anos; 39 anos de espera. No final de todo o empreendimento “Deus pede-lhe o seu filho.
Numa linguagem moderna: Deus pediu a Abraão que ele “abrisse mão do seu projeto”.
II - A paciência de Isaque.
Esperou o nascimento do seu filho (gémeos ) 20 anos.
“E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu. E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.
E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor.
E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú. E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou”. Génesis 25:20-26.
Esperou o seu filho Jacó volar para casa 20 anos.
“Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes”. Génesis 31:41. (ACF)
Esperou a reconciliação dos filhos 20 anos depois.
“Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes”. Génesis 31:41. (ACF)
60 anos de espera foi o tempo que durou para que tudo voltasse à “normalidade” com os seus dois filhos: Esaú e Jacó.
III - A paciência de Jacó.
Aos 71 anos seu estado era de solteiro.
Namorou um mês e ficou noivo 7 anos de Raquel.
Casou com a mulher errada chamada Lia e como tal trabalhou mais 7 anos para Labão para finalmente depois casar com a sua amada Raquel.
Curiosidade: O nome Lia possui uma origem rica e significado cativante. Trata-se de um nome feminino de origem hebraica, derivado do nome "Leah". Em hebraico, "Lia" significa "gazela" e possui uma simbologia de graciosidade e elegância. Ao longo da história, encontramos personagens importantes que compartilham o nome “Lia".
Raquel (em hebraico: Rachael; רחל; em hebraico tiberiano: Rāēl), é uma das personagens da Bíblia; filha de Labão, sobrinha de Rebeca, irmã mais nova de Lia, prima e esposa favorita de Jacó e mãe de José e Benjamim. O seu nome tem origem hebraica cujo significado é "ovelha".
Esperou 20 anos para que seu irmão Esaú o perdoasse.
Ficou 20 anos sem saber e encontrar o seu filho José que foi vendido pelos irmãos como escravo.
Conclusão: Jacó nos ensina que nunca devemos desistir da reconciliação, mesmo quando as circunstâncias são negativas e contrárias aquilo que esperamos.
“Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus”. Atos 14:22.
Orai por nós, oremos uns pelos outros.
Apóstolo Dr. Davide Pereira.
CEO Team 300 Gideões.
Igreja Evangélica Pentecostal de Heinävesi.
Monte Caleb, Karvio.
Finlândia.
Blog: oamigodejesus.blogspot.com
Facebook: Team 300 Gideões
YouTube: Team 300 Gideões
Gmail: dave.alfa777@gmail.com
O conteúdo do texto acima é da total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do "O Embaixador". Siga o nosso blog "O Embaixador" e divulgue nas suas redes sociais. Somos o Team 300 Gideões. Finlândia.
Amem
ResponderEliminarA Deus toda a glória! Orai por nós, oremos uns pelos outros.
ResponderEliminar