Obedeça ao seu Pastor Local.
“Obedecer”: Agir de acordo (obediência) com o que foi estabelecido por parte da liderança. in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
0 fracasso de um membro da igreja local, começa a acontecer quando deixa de ouvir o seu Pastor, que sempre esteve presente nos bons e nos maus momentos, sempre o acompanhou e aconselhou e que nunca o abandonou.
0 fracasso de um membro da igreja local começa quando dá ouvidos a alguém que se diz ser “alguém” mas com uma grande diferença: Nunca esteve presente nos momentos mais difíceis da vida desse membro.
O que diz Hebreus 13.17 ?!?
“Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam‑lhes para que eles cuidem de vocês com alegria, não com descontentamento; caso contrário, isso não será proveitoso para vocês”. NVI.
Sem dúvida alguma, mas atualmente a autoridade espiritual e eclesiástica enfrenta sérios desafios. Por um lado, há um tipo de liderança totalitária (líderes que dizem ter a última palavra, e se apresentam como se fossem Deus) e por outro lado, muitos crentes não estão dispostos a obedecer à liderança constituída por Deus. Isso é um reflexo de nossa sociedade pós-moderna.
John Piper assevera corretamente: “a autoridade do pastor sobre a Igreja não é absoluta e qualquer liderança terrena deve estar submissa à Palavra de Deus”.
Refrência Biográfica: John Piper é pastor da Bethlehem Baptist Church em Minneapolis, Estados Unidos. É um renomado conferencista e autor de mais de 40 livros publicados em vários idiomas, entre eles, “A supremacia de Cristo em um mundo pós-moderno” (2007) e “Finalmente vivo” (2009).
Infelizmente muitos crentes não estão dispostos a obedecer a liderança constituída por Deus e começam a dar lugar a um coração rebelde.
“Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré”. Judas v.11. ACF.
Agora tome nota do processo divino.
“E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que NÃO SEJAMOS MAIS MENINOS inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, PELO ENGANO DOS HOMENS que, com astúcia, enganam fraudulosamente”. Efésios 4:11-14. ARC.
Isso é um reflexo de nossa sociedade pós-moderna, que é rebelde contra qualquer tipo de autoridade.
Quando não somos leais na vida familiar e na vida comunitária, dificilmente seremos leais à liderança espiritual da NOSSA IGREJA LOCAL.
Interpretando e compreendendo Hebreus 13.17, o que significa submeter-se à liderança pastoral?
“Obedecei”: O significado do verbo grego peitho: “ser persuadido”; “deixar-se persuadir; ser induzido a crer: ter fé (em algo)”; “acreditar”; “ser persuadido de algo relativo a uma pessoa”; “escutar, obedecer, submeter-se a, sujeitar-se a”.
Obedecer é acreditar na orientação pastoral (Pastor local), ser persuadido por ela, e segui-la prontamente.
Se estou convencido de que a orientação pastoral é verdadeira (baseada na Palavra de Deus), então eu devo segui-la prontamente , assim como obedeço a uma orientação médica, por acreditar que ela é verdadeira.
“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”. Hebreus 13:7.
“Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina”. Timóteo 5:17. ACF.
Tome nota.
Orai por nós, oremos uns pelos outros.
Apóstolo Fernando Pinto.
Fundador da Igreja Pentecostal Tempos de Glória.
Dortmund, Alemanha.
Grande Abraço
ResponderEliminarAmém
ResponderEliminar