Powered By Blogger

domingo, 2 de março de 2025

O Batismo de Jesus. Uma luz nasce em Zebulom



O Batismo de Jesus. Uma luz nasce em Zebulom.


Autor: Dr. Davide Pereira. Selecionar idioma / Translate by Google. Aproximadamente 5 minutos de leitura.


Inspiração teológica: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. 2 Coríntios 5:21.


Justificativa bíblica: Sendo Santo, Jesus demonstrou Sua humildade e obediência ao Pai e sendo  batizado nas águas, revela-nos a nós pecadores, todo o processo da redenção.


Sermão: O Batismo de Jesus. Uma luz nasce em Zebulom.


Texto base: ”Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.


E, sendo Jesus batizado, subiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.


E, sendo Jesus batizado, subiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.


E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Mateus 3:13-17.


Introdução: O Batismo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, traz-nos profundos ensinos sobre o Reino de Deus. É sempre muito impotante e oportuno repensá-los, para vivê-los e os ensinar-mos aos nossos ouvintes: “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu Bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. Atos 20:28.


I - Um sinal da Justiça de Deus a ser cumprido.


O Profeta João Batista achou-se indigno de batizar a Jesus, mas o Mestre instruio que isso era parte do processo da justiça de Deus que tinha que ser cumprida.


“Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu”. Mateus 3:15.


A. Justiça do servo do Senhor.


“Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça. A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.

Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei”. Isaías 42:1-4.


Jesus vem como servo do Senhor modelo da justificação e começa a Sua obra ensinando como é a entrada no Reino dos Céus. O homem morre para o mal: Jesus mergulhou nas águas do Rio Jordão. O homem renasce pelo Espírito, para uma Nova Vida: Saída das águas das águas, sinal da Ressurreição.


B. Justiça do Espírito que vem suplantar a carne, a matéria.


“Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela”. Isaías 42:5.



C. Um pacto de luz e caminho para as nações.


“Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios”. Isaías 42:6.


“Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galileia das nações.


O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz”. Isaías 9:2.


“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6.


II - Um sinal de abertura dos céus.


A. Ao sair da águas do Rio Jordão, após ter sido batizado pelo Profete João Batista, Jesus viu os céus abertos.


“Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.


Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”. Mateus 3:16-17.


B. Abertura dos céus para termos comunhão com Deus.


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.


Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. João 1-4.


C. Abertura para a comunhão da Igreja.


“E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: Que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. 1 João 1:5-7.


D. Abertura para a unidade da Igreja.


Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”. Efésios 4:4-6.


III - Um sinal da presença envolvente do Espírito Santo.


É pelo Espírito que se nasce para a Nova Vida de filhos e filhas de Deus. O Batismo nas àguas é símbolo do batismo com o Espírito Santo.


A. O Batismo nas águas: Entramos nele, ele nos envolve e ficamos redivivos. 


“E, sendo Jesus batizado, subiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele”. Mateus 3:17.


B. Um renascer de amor.


“Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Mateus 3:17.


C. Um renascer dentro do plano de Deus.


“E, sendo Jesus batizado, subiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele”. Mateus 3:16.


D. Um renascer como Jesus viveu.


Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu”. Mateus 3:15.


Conclusão: Pel o batismo nas águas do Rio Jordão, Jesus encena o morrer para o mundo e o renascer para a nova vida no Espírito Santo e que essa benção se realize em muitos corações.


Convite: Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.


“Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? "


Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".


Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou”. Atos 8:35-38.


Se ainda não foi batizado nas águas fale com o Pastor da sua igreja local.


Orai por nós, oremos uns pelos outros.


Apóstolo Dr. Davide Pereira.


CEO Team 300 Gideões.

Monte Caleb, Karvio.

Igreja Evangélica Pentecosal de Heinävesi.

Finlândia.


Facebook: Team 300 Gideões

YouTube: Team 300 Gideões

Gmail: dave.alfa777@gmail.com


O conteúdo do texto acima é da total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do "O Embaixador". Siga o nosso blog "O Embaixador" e divulgue nas suas redes sociais. Somos o Team 300 Gideões. Finlândia.
















 

5 comentários:

Chorem com os que choram.

Chorem com os que choram. “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram”. Romanos 12:15.  Amado Apóstolo Davide Pereira. Sou o...