Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

As Duas Espadas de Deus: A Justiça de Hazael e de Jeú



As Duas Espadas de Deus: A Justiça de Hazael e de Jeú.

Autor: Dr. Fernando Caldeira da Silva. Selecionar idioma / Translate by Google. Aproximadamente 5 minutos de leitura.


Texto Base: 2 Reis 8-10


Objetivo: Demonstrar como Deus usa as “duas espadas” de Hazael e Jeú para cumprir a Sua justiça e restaurar a santidade em Israel, e desafiar a igreja a reconhecer a importância do julgamento divino e da obediência.


Introdução: No livro de 2 Reis, vemos um período sombrio na história de Israel, onde a idolatria e a injustiça reinavam. No entanto, Deus nunca fica indiferente. Ele levanta homens para executar o Seu julgamento e restaurar a ordem. 


Hoje, vamos explorar as “duas espadas” que Deus usou — Hazael e Jeú — para trazer a Sua justiça e santidade de volta ao Seu povo.


1. A Espada de Hazael: O Julgamento sobre Israel (2 Reis 8:12-13)


Hazael, ungido por Deus por meio de Eliseu, tornou-se um instrumento de julgamento sobre Israel. Embora inicialmente parecesse improvável, Hazael cumpriu o propósito divino, trazendo severo julgamento como profetizado.


Aplicação: Assim como Deus levantou Hazael para trazer correção ao Seu povo, Ele pode usar até circunstâncias difíceis para nos corrigir e purificar.


2. A Espada de Jeú: A Purificação da Casa de Acabe (2 Reis 9:6-10)


Jeú foi escolhido por Deus para eliminar a casa de Acabe, que havia levado Israel à idolatria. Através de Jeú, Deus derrubou Jezabel e purificou o reino.


Aplicação: Deus continua a chamar os Seus servos para se levantarem contra a idolatria e injustiça. Precisamos estar dispostos a agir com zelo santo, como Jeú, contra o pecado nas nossas vidas.


3. O Julgamento de Deus é Certeiro e Justo (2 Reis 10:17).


Jeú, cumprindo a missão de Deus, extermina toda a descendência de Acabe, trazendo a justiça divina à nação. O julgamento de Deus é certo, e ninguém pode escapar à Sua mão.


Aplicação: Precisamos entender que o julgamento de Deus é justo. Devemos viver em santidade, sabendo que Deus julgará a iniquidade.


4. O Zelo de Jeú e a Advertência para Não Exceder (2 Reis 10:30-31)


Jeú demonstrou zelo ao eliminar a casa de Acabe, mas falhou em seguir completamente os caminhos de Deus. Deus elogiou o cumprimento da missão, mas criticou a sua falta de obediência plena.


Aplicação: Não basta cumprir parte da chamada de Deus; é necessário obedecer completamente. 


Precisamos ser zelosos, mas também dedicados à plena obediência.


Ilustração: Imagine um cirurgião que precisa remover um tumor perigoso. Ele usa instrumentos afiados para cortar o mal pela raiz. Assim também, Deus usa instrumentos como Hazael e Jeú para remover o mal do Seu povo e restaurara saúde espiritual. Às vezes, o processo é doloroso, mas é necessário para trazer cura.


Conclusão: As “duas espadas” de Deus, Hazael e Jeú, foram usadas para executar o Seu julgamento sobre Israel, removendo a idolatria e a injustiça. Deus é fiel em trazer correção ao Seu povo, e o Seu julgamento é justo e certo.


Precisamos aprender com essas histórias que o zelo por Deus deve ser acompanhado de obediência completa.


Aplicação Prática: Hoje, Deus nos chama para sermos zelosos pela Sua santidade e justiça. Examine as áreas da sua vida onde a “idolatria” ou “injustiça” podem estar a reinar e permita que Deus use a Sua “espada” de correção para restaurar a santidade. 


Sejamos obedientes, completos no nosso zelo, e dedicados a seguir os caminhos de Deus, sabendo que Ele nos purifica e nos chama à santidade.


Orai por nós, oremos uns pelos outros.


Pastor Dr. Fernando Caldeira da Silva.


Director IIRF - CPLP (International Institute of Religious Freeedom - Community of Countries of Portuguese Language, Lisbon. Portugal).

Professor / Researcher ULHT ( Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisbon. Portugal).

CEO UHF (United Hearts Foudation, Benoni, SA).

Senior Pastor NewSong Ministries SA (Benoni, South Africa).


O conteúdo do texto acima é da total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do "O Embaixador”. Siga o nosso blog "O Embaixador" e divulgue nas suas redes sociais. Somos o Team 300 Gideões. Finlândia.




















3 comentários:

  1. Um tema bastante oportuno para os dias de hoje. Vamos divulgar nas nossas redes sociais. Deus abençoe.

    ResponderEliminar
  2. O tema deste sermão está inserido num contexto que será abordado mais tarde: nos últimos versículos do Antigo Testamento Yahweh afirma: Eis que vos envio Elias, o profeta, e restaurará o coração dos pais sós filhos e dos filhos aos pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição. Assim, falaremos de Avivamento verdadeiri

    ResponderEliminar

Chorem com os que choram.

Chorem com os que choram. “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram”. Romanos 12:15.  Amado Apóstolo Davide Pereira. Sou o...