Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Gideão, o Salvador?!?


Gideão, o Salvador?!? 


Autor: Ap. Davide Pereira. Selecionar idioma / Translate by Google. Aproximadamente 3 minutos de leitura.


Não há grandes homens de Deus, mas somos homens com um grande Deus.


Quando Gideão e o seu grupo de 300 homens valentes e corajosos voltam a casa, são recebidos euforicamente como genuínos heróis. Os israelitas, que estavam sem liderança há 7 anos e a sofrer atrozmente nas mãos dos moabitas, agora veem em Gideão as marcas de um grande líder. 


“Então os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, tanto tu, como teu filho e o filho de teu filho; porquanto nos livraste da mão dos midianitas. Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o Senhor sobre vós dominará”. Juízes 8:22-23. 


Realmente os filhos de Israel necessitavam de um líder, mas cometeram dois erros graves: 


1. Primeiro, eles atribuem a derrota de Midiã a Gideão, e não a Deus. 

Quando nós, eu e o irmão e a irmã, consideramos o que Gideão fez, é surpreendente. Ele passou de um fazendeiro a um guerreiro corajoso e implacável. 


Ele, Gideão, erradicou a adoração idólatra de Baal e Aserá no seio da sua casa e da sua família (primeiro a nossa Jerusalém, Atos 1:8) . Por meio de sua visão, fé e obediência ao Senhor, Gideão derrotou o exército midianita, espalhou seus últimos remanescentes no deserto de Moabe e executou seus líderes malignos e malfeitores. 


Imagine o que seus compatriotas pensam dele agora! No discurso contemporâneo, eles podem dizer: "Gideão, você é o tal!" 


Gideão, o Salvador? (8:22-23).



Vamos então analisar no mínimo os dois erros mais graves dos filhos de Israel perante a vitória de Gideão sobre os midianitas. 


- Primeiro, eles atribuem a derrota de Midiã a Gideão, e não a Deus. 


Os israelitas disseram a Gideão: Domina sobre nós...porquanto nos livraste da mão dos midianitas. Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o Senhor sobre vós dominará. 


Os israelitas viam Gideão como salvador; Gideão viu o Senhor como Salvador e, para seu crédito, humildemente os aponta para Deus. 

  

Existe um engano antigo - que grandes homens e mulheres são o que precisamos, em vez de um grande Deus. 


Não há grandes homens de Deus, apenas homens de um grande Deus.

Mas Gideon não é um salvador? Um grande homem?


Sim, em certo sentido, desde que continue a seguir a Deus de todo o coração.


E nós amigo leitor? Sim, em um certo sentido, desde que o cargo não nos “suba à cabeça”. 


“E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás...e te fará bem. E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas”. 


Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno. 


E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais...”. Deuteronômio 30:5-9.



2. O segundo erro dos israelitas foi tentar estabelecer uma dinastia hereditária de reis. “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. 


E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel”. Êxodo 19:4-6. 


E hoje?! O processo é o mesmo, até alcançarmos o nosso propósito de vencermos no nome de Jesus os “medianitas que como flechas mortais que voam de dia” tentam travar-nos e obstruir em tudo o nosso desejo sincero de sempre glorificarmos a Deus e “pisarmos a nossa carne com os seus apetites”. 


“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade”. Salmo 115:1. 


Fuja de “apetites carnais”. (Mateus 6:33). 


Orai por nós. Oremos uns pelos outros.


Apóstolo Dr. Davide Pereira.

Team 300 Gideões.

Heinävesi, Finlândia.


dave.alfa777@gmail.com


Blog: oamigodejesus.blogspot.com


Facebook: Davide Pereira

Facebook: Team 300 Gideões


YouTube: Team 300 Gideões ( Subscreva o nosso canal no YouTube )


O conteúdo do texto acima é da total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do "O Embaixador". Siga o nosso blog "O Embaixador" e divulgue nas suas redes sociais. Somos o Team 300 Gideões. Finlândia.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Chorem com os que choram.

Chorem com os que choram. “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram”. Romanos 12:15.  Amado Apóstolo Davide Pereira. Sou o...