יוסי: O último mês do calendário judaico é super-importante
Rabino Shraga Simmons.
Elul — o mês que antecede Rosh Hashaná — inicia um período de introspecção intensiva, esclarecendo os objetivos da vida e se aproximando de D'us.
Se você tivesse uma audiência judicial importante marcada — uma que determinaria seu futuro financeiro ou até mesmo sua vida — você se prepararia com semanas de antecedência.
Em Rosh Hashaná, cada indivíduo é julgado pelo mérito de suas ações. Se viverá ou não até o fim do ano. Se terá sucesso financeiro ou ruína. Se terá saúde ou doença. Tudo isso é determinado em Rosh Hashaná.
Elul – o mês que antecede Rosh Hashaná – inicia um período de intensa introspecção, de esclarecimento dos objetivos de vida e de aproximação com D'us. É um momento para perceber o propósito da vida – em vez de viver superficialmente, acumulando dinheiro e buscando gratificação. É um momento em que recuamos e nos olhamos de forma crítica e honesta, como os judeus fazem desde tempos imemoriais, com a intenção de melhorar.
As quatro letras hebraicas da palavra Elul (aleph-lamed-vav-lamed) são as primeiras letras das quatro palavras Ani l'dodi v'dodi lee – "Eu sou para o meu Amado e o meu Amado é para mim" ( Cântico dos Cânticos 6:3 ). Essas palavras resumem o relacionamento entre D'us e Seu povo.
Em outras palavras, o mês que antecede Rosh Hashaná é um momento em que D'us se aproxima de nós, em um esforço para criar uma atmosfera mais inspiradora espiritualmente, que estimule a teshuvá.
Selichot
A partir do sábado à noite, antes de Rosh Hashaná, recitamos "Slichot" (ou Selichot), uma série especial de orações que invocam a misericórdia de D'us. Se Rosh Hashaná cair no início da semana, então "Selichot" começa na noite de sábado da semana anterior. (Os sefarditas começam a recitar "Selichot" em Rosh Chodesh Elul.)
Após o pecado do Bezerro de Ouro, Moisés pediu a D'us que explicasse Seu sistema de relacionamento com o mundo. A resposta de D'us, conhecida como os "13 Atributos da Misericórdia", constitui a essência das orações "Selichot". Os "13 Atributos" falam da "paciência de D-us". O mesmo D-us que nos criou com uma ficha limpa e um mundo de oportunidades, nos dá outra oportunidade se tivermos usado mal a primeira.
"Selichot" deve ser recitado com um minyan. Se isso não for possível, "Selichot" deve ser recitado sozinho, omitindo as partes em aramaico e os "13 Atributos da Misericórdia".
Por fim, o aspecto mais importante de Elul é fazer um plano para a sua vida. Porque quando chegar o Grande Dia, e cada indivíduo se apresentar diante do Todo-Poderoso para pedir mais um ano, vamos querer saber o que estamos pedindo!
Adições aos Serviços
A partir do segundo dia de Rosh Chodesh Elul, é costume Ashkenazi tocar o shofar todas as manhãs após as orações, a fim de nos despertar para o vindouro Dia do Juízo Final. O som lamentoso do shofar nos inspira a aproveitar ao máximo a oportunidade de Elul.
Também a partir de Elul, recitamos o Salmo 27 nos cultos da manhã e da noite. (Os sefarditas o rezam nos cultos da manhã e da tarde.) Neste Salmo, o Rei Davi exclama: "Uma coisa eu peço... é que eu possa habitar na casa de D'us todos os dias da minha vida." Concentramo-nos na força unificadora de D'us em nossas vidas e nos esforçamos para aumentar nossa conexão com a dimensão transcendente infinita.
Período de 40 dias
Volte 3.000 anos para o deserto do Sinai. D'us proferiu os Dez Mandamentos e os judeus construíram o Bezerro de Ouro. Moisés implora desesperadamente a D'us que poupe a nação.
No primeiro dia de Elul, Moisés sobe o Monte Sinai e, 40 dias depois — no seminal Yom Kippur — ele retorna ao povo, com um novo conjunto de tábuas de pedra nas mãos.
Para nós também, o mês de Elul inicia um período de 40 dias que culmina no dia mais sagrado do ano, o Yom Kippur.
Por que 40? Quarenta é um número de limpeza e purificação. As chuvas do Dilúvio de Noé duraram 40 dias, e o mikveh – o banho ritual de purificação – contém 40 medidas de água.
Elul é uma oportunidade enorme. Durante esse período, muitas pessoas intensificam o estudo da Torá e a prática de boas ações. E muitos também fazem um cheshbon diário – uma prestação de contas dos lucros e perdas espirituais.
Eventos do Ano 2448
Muitos feriados judaicos são baseados nos eventos de um ano crucial na história judaica: 2448, ou 1312 A.E.C.
Cerca de 3.300 anos atrás, no ano judaico de 2448, o povo judeu foi libertado da escravidão no Egito – após a praga do Primogênito. A data era 15 de Nissan, a primeira celebração de Pessach
Uma semana depois, com as tropas egípcias em plena perseguição, o Mar Vermelho se abriu — e o povo judeu atravessou em terra firme. Isso ocorreu no sétimo e último dia de Pessach
Dez Mandamentos e o Monte Sinai – Cinquenta dias depois, no feriado de Shavuot, D'us entregou os Dez Mandamentos ao povo judeu no Monte Sinai. No Sinai, os judeus recuperaram o nível imortal de Adão e Eva no Jardim do Éden.
A Primeira Ascensão de Moisés – Após a revelação, Moisés subiu ao Monte Sinai para aprender mais detalhes da Torá diretamente de D'us. Ao final de 40 dias, Deus entregou a Moisés duas tábuas de safira de formato e tamanho idênticos – nas quais os Dez Mandamentos estavam gravados.
O Bezerro de Ouro – No dia 16 de Tamuz, quando Moisés ainda não havia retornado da montanha, o povo judeu começou a entrar em pânico. Eles buscaram um novo "líder" e construíram o Bezerro de Ouro. Imediatamente, as Nuvens de Glória – a proteção divina de D'us – partiram. Os judeus haviam renunciado à sua grandeza espiritual e se tornado mortais novamente. No dia 17 de Tamuz, Moisés desceu da montanha, quebrou as Tábuas, destruiu o Bezerro e puniu os transgressores.
Segunda Ascensão de Moisés - No dia 19 de Tamuz, Moisés subiu novamente ao Monte Sinai para implorar pela vida do povo judeu. Ele orou com grande intensidade e, após 40 dias, D'us concordou em poupar o povo judeu pelos méritos de seus antepassados. No último dia de Av, Moisés retornou ao povo. Suas vidas foram poupadas, mas o pecado ainda não havia sido perdoado.
Terceira e Última Ascensão de Moisés – Moisés subiu ao Monte Sinai em Rosh Chodesh Elul e permaneceu no acampamento celestial por 40 dias (elevando o total de dias passados lá para 120). Daí em diante, o mês de Elul tornou-se um momento especial para se aproximar de D'us. Ao final dos 40 dias – no dia 10 de Tishrei – D'us concordou em punir o Bezerro de Ouro por muitas gerações. Ele então deu a Moisés um novo e segundo conjunto de Tábuas.
Moisés desceu da montanha com boas notícias para o povo: a reunificação estava completa e o relacionamento, restaurado. A partir daí, o dia 10 de Tishrei foi designado como o dia do perdão para todas as gerações futuras: Yom Kippur, o Dia da Expiação.
Fontes Midráshicas: Êxodo Rabba 32:7 , 51:8; Tanchuma - Ki Tisa 35
Leitura recomendada.
Rabbeinu Yitchak Abohav escreve em "Menorat HaMeor":
Qualquer pessoa inteligente que seja julgada por um rei mortal certamente passará noites e dias sem dormir preparando seu caso. Ela buscará o conselho de todas as pessoas sábias que conhece e que possam ajudá-la a preparar seu caso. Ela fará de tudo para obter um veredito favorável, mesmo que tudo o que esteja em jogo seja apenas uma pequena parte de sua fortuna, e que não corra nenhum risco pessoal.
Ele não deveria fazer o mesmo quando levado a julgamento diante do Supremo Rei dos Reis, o Santo Abençoado, quando não apenas ele, mas seus filhos e sua fortuna estão em jogo?
Com isso em mente, aqui estão algumas sugestões de leitura para as Grandes Festas.
Kit de Sobrevivência para Rosh Hashaná e Yom Kippur (Shimon Apisdorf, Leviathan Press) – O guia premiado para extrair mais significado das Grandes Festas. Com humor e sofisticação, este livro oferece uma visão inestimável do significado das festas e orações. Formato intuitivo.
ArtScroll Machzor – O livro de orações mais completo e bem organizado do mercado atualmente. Inclui o texto completo em inglês/hebraico de todas as orações, além de explicações, leis e costumes. Apresenta um ensaio magistral sobre a essência das Grandes Festas. Volumes separados para Rosh Hashaná e Yom Kipur.
O Livro da Nossa Herança (Rabino Eliyahu Kitov, Feldheim) – Uma revisão completa do calendário judaico. Inclui explicações mês a mês sobre todos os feriados, leis e costumes do ano judaico. Um clássico.
Rabino Shraga Simmons.
Fonte: Aish HaTorah.
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